top of page

Low carb: para quem?


A dieta low carb (ou seja, com um menor teor de carboidratos) pode ser uma boa estratégia para indivíduos que já consomem muito carboidrato, indivíduos que tem um metabolismo mais lento ou baixo gasto energético. Por outro lado, para indivíduos muito ativos, que tenham um alto gasto energético, esta pode não ser a melhor

estratégia.

Um ponto que merece atenção é que, sempre que vamos diminuir qualquer macronutriente da alimentação, temos que planejar qual vai ser o nutriente de substituição. O que isso quer dizer? Não adianta diminuir carboidrato é começar a aumentar gordura saturada por exemplo.

Na prática: não adianta só reduzir o pão se você substituir o pãozinho por bacon e manteiga.

De forma geral, é sim interessante a redução de refinados (pão branco, açúcar refinado, macarrão, farinha de trigo etc) DESDE QUE estes sejam substituídos por leguminosas, oleaginosas, proteínas magras, legumes, verduras, frutas, grãos integrais, etc.

A farinha de trigo é muitas vezes descrita como “vilã” ou demonizada por muitos. Entretanto, não há necessidade desse olhar de vilão X mocinho.

Apenas é necessário entender que: não precisamos dessa monotonia. Ou seja, não precisamos mais consumir somente a farinha de trigo. Por que não variar? É importante variar com outras opções, que trazem muito mais nutrientes: farinha de grão de bico, farinha de amêndoa, farinha de arroz, etc. Você pode comprar ou fazer em casa mesmo!

Consulte seu nutricionista para saber qual a melhor opção para você!



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page