- Mas e comer fruta: Faz bem ou não?


Para quem é nutricionista parece até um pouco estranho que essa dúvida esteja plantada na cabeça das pessoas, mas está.

E aqui já fica uma dica: não dê ouvidos a pessoas que não sejam da área, desconfie de pessoas que demonizam determinados alimentos e oferecem outras substâncias como "elixir" da vida. Mesmo que essas pessoas sejam profissionais. Ouça BONS profissionais.

A fruta é um alimento natural e muito bom. São ricas em fibras, vitaminas e minerais. Contem também substâncias antioxidantes e fitoquímicos: resveratrol, betacaroteno, quercetina, entre outras tantas.

E tem carboidrato? Tem sim, a tal frutose. Que tem sido ultimamente alvo de polêmicas. Há quem diga que frutoe "engrossa a pele" ou que "faz mal ao fígado".

Existem estudos que investigaram isso. Porém, muitos deles investigaram a frutose ADICIONADA. Ou seja, aquela que é consumida em bebidas adoçadas artificialmente, barras de cereais adoçadas. Outro ponto: mesmo quando falamos da frutose proveniente da própria fruta, é em quantidades grandes. E é difícil, na prática clínica, vermos um indivíduo que "se entope" de frutas.

Como nós costumamos explicar, nenhum alimento isoladamente faz mal ou bem. É preciso levar em consideração a forma que este alimento está inserida na dieta, a harmonia e a quantidade. Precisa levar em consideração o indivíduo e estilo de vida dele.

Ou seja: o segredo está no EQUILIBRIO. Não precisa consumir 1 litro de suco de laranja por dia nem comer 10 maçãs, ok? A quantidade de alimento que você come sempre deve estar harmonizada com a alimentação. Comer a fruta é uma ótima opção e geralmente mais saudável do que o suco. Cerca de 4 frutas médias por dia é um bom número (só não vale contar 1 melancia inteira como 1 fruta ok? rs).

As frutas são ótimos alimentos, que agem contra o envelhecimento celular e combatem a inflamação. Muitas possuem ainda atividade anticâncer, anti obesidade. Elas são importantíssimas ainda para a performance esportiva, porque trazem vitaminas e minerais que são cofatores de enzimas e do metabolismo. Elas são, portanto, decisivas para um bom desempenho.

Descomplica!



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