top of page

Nutrição esportiva: sem gluten e sem lactose


Sendo a atividade física tão importante e cada vez mais praticada, precisamos falar sobre alimentação pré e pós treino para os indivíduos que não consomem glúten e lactose.

Sabe-se que em muitos casos, quem apresenta Doença Celíaca tem também intolerância à lactose. Por essa razão é sempre importante investigar a situação por completo, para que a nutrição esportiva alcance a performance desejada.

Existem muitas opções no mercado que podem fornecer boas quantidades de carboidrato e proteína, tais como: pães a base de mandioca, macarrão a base de arroz, farinha de arroz, fécula de batata, polvilho, tapioca, leites vegetais, queijos sem lactose, etc.

Opções de pré treino sem glúten Neste momento, o nutriente mais importante é o carboidrato. Conforme a refeição for mais perto do treino, deve-se priorizar alimentos de fácil digestão.

De 3h a 4h antes do exercício: Arroz + carne magra + vegetal Batata doce cozida + carne magra De 2h a 3h antes do exercício: Tapioca + queijo (sem lactose) Pão integral (sem glúten) + homus (pasta de grão de bico) De 1h a 2h antes do exercício: Biscoito de arroz (sem glúten) Bolo simples (sem glúten e sem lactose) Sequilho (sem glúten) Purê de frutas

Opções de pós treino sem glúten (De 30 a 60minutos após o exercício, de preferência) Nesta hora, deve-se pensar em repor a energia e construção muscular: novamente é importante o carboidrato e deve-se ingerir também proteína. Macarrão (sem glúten) + carne magra Tapioca + ovo mexido Fruta + Iogurte (sem lactose) Iogurte (sem lactose) + banana + cacau Leite vegetal + Achocolatado (sem glúten e sem lactose)

No caso de competições (corrida de rua, lutas, provas com bicicleta, etc), é prudente trazer suas próprias opções de refeição. Outra possibilidade é optar por um local que forneça com segurança refeições sem glúten/sem lactose.

Vale ressaltar que todas as refeições pré e pós treino dependem de dois fatores decisivos: o momento em que a refeição acontece em relação ao exercício e o objetivo do exercício (modalidade, intensidade, frequência, etc).


Por isso, para refeições personalizadas de acordo com a sua individualidade biológica, consulte o seu nutricionista!


3.670 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page