top of page

Nutrição essencial no Jiu Jitsu: 5 dicas de ouro


As modalidades de combate são muito específicas quanto à fisiologia e nutrição. Vem conferir as nossas dicas: HIDRATAR

É essencial beber água. Em especial no jiu jitsu onde o percentual de desidratação geralmente á grande por se tratar de um esporte que gasta muitas calorias e do uso do kimono. Muitas vezes durante o treino de jiu, o atleta acha difícil ingerir água (muitos sentem enjoo).

A dica então é beber água de forma fracionada e em pequenas quantidades no treino. E se lembrar de ingerir água no restante do dia

PRE TREINO CORRETO

O pre treino do praticante de jiu jitsu deve fornecer energia para o treino. No caso de atletas a quantidade deve ser calculada de acordo com o peso.

Nesse momento é importante priorizar carboidratos. A proteína também pode exercer função importante.

É aconselhável evitar alimentos gordurosos e com muitas fibras. Evite portanto: suco verde, frutas com muitas fibras, queijos muito gordurosos e alimentos que dificultem a digestão.

Lembrando que a tolerância sempre varia muito de um indivíduo para outro

JEJUM: VALE A PENA?

O treino em jejum é contraindicado para a população de forma geral. Indivíduos já treinados há muito tempo e já adaptados conseguem praticar atividade ao realizar jejum.

MICRONUTRIENTES e PROTEÍNAS

As microlesões musculares são naturais no treinamento físico, principalmente em modalidades de combate. É essencial, portanto um aporte de proteínas e micronutrientes que tenham papel anti-inflamatório e antioxidante, para ajudar na recuperação muscular e fadiga.

TREINAR PRÓXIMO AO PESO DA COMPETIÇÃO

Essa dica é infalível. Treinar próximo ao peso da competição é um fator decisivo para um bom desempenho nos campeonatos. Isso evita fadiga precoce, tonturas e perda de massa muscular antes da luta. Aconselha-se que, cerca de semanas antes da competição, seja planejado um calendário pelos atletas e nutricionistas ajustando o peso.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page