top of page

Kefir: o que você ta esperando pra experimentar?


Você já conhece?

É como se fosse uma versão poderosa do iogurte! Trata-se de uma bebida fermentada, a partir de grãos ricos em bactérias ácido láticas (culturas de leveduras). O seu nome deriva da palavra turca “Keyf”, que significaria algo como “Sentir-se bem”.

Ele deve ser doado e não comprado. Pode ser feito a base de leite, chá ou água. Você cultiva em casa, então acaba sendo econômico (você vai gastar só com o leite, por exemplo).

A quantidade de 175ml de kefir de leite contem 6g de proteína. Ele ainda contem Cálcio, Magnésio e Vitamina B12. O kefir é um probiótico, melhora a saúde do intestino e também a imunidade.

Pontos especiais:

- Ajuda no combate à osteoporose

Por conter proteínas, Cálcio, Magnésio e Vitamina K2, acaba sendo um combo super nutritivo para os ossos.

- Ação antibateriana e melhora na imunidade

Ele contem o exclusivo Lactobacillus kefiri, que é um probiótico com ação protetora de bactérias nocivas. Ajuda também nas alergias respiratórias, por ajudar a regular respostas inflamatórias. Além disso, melhora também os problemas digestivos.

- Potencial atividade anticâncer

Os probióticos de produtos lácteos fermentados são relacionados com diminuição do crescimento das células tumorais. Já há estudos com kefir in vitro (foram experiências em tubos de ensaio), que encontram atividade anticâncer. É importante dizer que isso precisa ainda ser estudo em seres humanos, num número grande de pessoas, ok? Sempre que falamos de câncer, temos que saber que estamos lidando com uma doença abrangente e multifatorial. Por isso, estudos nessa área precisam de muita cautela.

Ele pode ser consumido por pessoas que tenham intolerância a lactose. Geralmente, esses indivíduos toleram iogurtes e kefir, porque a lactose é transformada em ácido láctico (é como se já fosse feita uma pré digestão da lactose). No entanto, isso varia muito de uma pessoa para outra. É bom lembrar que você pode ter um produto totalmente livre de lactose se quiser, até porque pode ser feito com água de coco, suco de frutas, etc.

Onde conseguir? Você encontra doadores de kefir facilmente na internet (lojas, pessoas etc) em grupos em redes sociais, ou sites de probióticos por exemplo.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page